Dicas de Cultura Inútil

Se você tenta ler Nietzsche ou Joyce e não consegue, tenta assistir Godard ou Bergman e dorme no meio, não diferencia Monet de Manet e nem sabe quem foi Emmanuel Kant, PARABÉNS! Você está no blog certo!

30 janeiro, 2008

Curtas da Pixar 1: The Adventures of André & Wally B.

Voltando ao DVD da Pixar que ganhei, quero falar do curta The Adventures of André & Wally B. (1984). Nessa época, a computação gráfica não era comercialmente viável. Apesar de ter sido usada em alguns filmes, como Tron (1982) e O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter, 1984), as imagens geradas por computador eram apenas uma curiosidade tecnológica, algo que as pessoas não levavam a sério.

John Lasseter não pensou assim. Ele foi um dos primeiros animadores da Disney a ver que essa ferramenta podia ser usada no seu trabalho. Depois de fazer alguns testes que não deram certo, Lasseter foi demitido do estúdio. Interessado em informática, o futuro chefão da Pixar conheceu numa convenção um cara chamado Ed Catmull, que trabalhava com computação gráfica na Lucasfilm.

Assim, Ed chamou John para ajudar num projeto que eles estavam desenvolvendo. O resultado foi essa animação de um minuto e meio, que os colocou no caminho do que hoje é a Pixar. Nada mal para um bando de nerds que deliravam na frente de uma tela CGA monocromática de fósforo verde.

Sem mais delongas, apreciem o vídeo que garimpei no Daily Motion:


les aventures d'andré et wally b
Colocado por mackoomba

Marcadores: , , ,

1 Comments:

  • At sábado, 02 fevereiro, 2008, Blogger Fabio said…

    A historinha não é grande coisa, mas o filme impressiona pela qualidade do que eles conseguiram fazer em 1984. Fico imaginando quantas horas de programação foram consumidas em algum equipamento pré-histórico para chegar a esse resultado.

    E impressiona mais ainda quando pensamos no tamanho que a Pixar tem hoje. Grande achado esse vídeo.

     

Postar um comentário

<< Home