Curtas da Pixar 2: Luxo Jr.
Se você não sabe porque o símbolo da Pixar é uma luminária, então você nunca viu Luxo Jr (idem, 1986). Realizado dois anos depois de The Adventures of André and Wally B., o segundo curta de John Lasseter, Ed Catmull e cia mostrava duas lâmpadas interagindo. A maior fazendo o papel de um adulto, enquanto a pequena parecia uma criança brincando (o tal junior).
Nessa época, Steve Jobs (recém-saído da Apple) tinha comprado o departamento de computação gráfica da Lucasfilm e fundou uma empresa chamada Pixar, cujo nome era derivado de pixel, ou Picture Element, a menor unidade que compõe as imagens no monitor de vídeo. O foco da nova empresa não era animação, eles simplesmente criavam ferramentas e sistemas de computação gráfica para outras áreas, usando os curtas animados por Lasseter para demonstrar a capacidade do software.
Apesar de não ter um background elaborado como a floresta do filme anterior ou qualquer movimento de câmera, a qualidade da animação é bem melhor. Basta observar os efeitos de iluminação cada vez que as lâmpadas se mexem, e a expressividade desses objetos, que ganham vida de forma convincente. Além disso, temos um roteiro criativo, com boas piadas e muitas surpresas.
Luxo Jr foi ovacionado na SIGGRAPH (convenção anual de computação gráfica), sendo inclusive indicado ao Oscar de Melhor Curta Animado. Mas, apesar disso, não trouxe muito retorno financeiro, o que fatalmente impedia qualquer investimento para a realização de um longa-metragem animado por computador.
Pixar premier court Métrage pourquoi pixar a une lampe logo
Colocado por oikepon
2 Comments:
At segunda-feira, 03 março, 2008, Fabio said…
Deleted? Que merda. Agora preciso de outra fonte para esse filme. Fiquei curioso.
At segunda-feira, 03 março, 2008, Anônimo said…
Ô, bicho, quanto tempo! Preciso pegar outra fonte para o vídeo. Deixei o blog meio largado essas semanas porque a faculdade começou. Grande abraço.
Postar um comentário
<< Home