Dicas de Cultura Inútil

Se você tenta ler Nietzsche ou Joyce e não consegue, tenta assistir Godard ou Bergman e dorme no meio, não diferencia Monet de Manet e nem sabe quem foi Emmanuel Kant, PARABÉNS! Você está no blog certo!

28 abril, 2008

Curtas da Pixar 5: Knick Knack

Antes de falar sobre Knick Knack (idem, 1989), é preciso esclarecer o contexto. John Lasseter e a Pixar tinham gasto muito tempo, energia e dinheiro para fazer Tin Toy. Assim que o desenho fez sucesso, o medo e a incerteza foram embora e, junto com a onda de alívio que invadiu todos, surgiu a idéia de fazer um curta mais anárquico e sem compromisso, que homenageasse os desenhos do mestre Chuck Jones (Papa-Léguas).

Começando pelo título (de acordo com o Dicionário Oxford, knick knack é um pequeno objeto sem valor, usado como ornamento. Ou seja, enfeite, tralha, treco, etc), já pode ser notada uma certa irreverância. Em seguida, aparecem vários souvenirs de locais paradisíacos fazendo festa na prateleira. Um deles, uma loira sexy de biquini, chama para a gandaia um solitário bonequinho de neve.

Até aí tudo bem, só que ele está dentro daqueles globos de vidro cheios de água e não consegue sair de lá. Então, o coitado parte para o tudo ou nada, apelando para o jeito ACME de resolver problemas. Entre os 5 curtas de Pixar feitos antes de Toy Story, este é de longe o mais engraçado. Pode conferir: