Dicas de Cultura Inútil

Se você tenta ler Nietzsche ou Joyce e não consegue, tenta assistir Godard ou Bergman e dorme no meio, não diferencia Monet de Manet e nem sabe quem foi Emmanuel Kant, PARABÉNS! Você está no blog certo!

02 maio, 2008

Curtas da Pixar 6: Geri's Game

Depois de Knick Knack, a Pixar levou oito anos para lançar outro curta-metragem. Os principais motivos para essa demora foram, obviamente, o lançamento de Toy Story (idem, 1995) e a produção de Vida de Inseto (A Bug's Life, 1998). De acordo com John Lasseter, o estúdio decidiu continuar fazendo esse tipo de trabalho por 2 motivos: testar novas tecnologias de animação em 3-D e dar oportunidades de crescimento para os artistas da casa.

Geri's Game (idem, 1997) foi desenvolvido nesse formato e começou uma tradição, sendo exibido nos cinemas antes de Vida de Inseto. A história, escrita e dirigida por Jan Pinkava, mostra um homem idoso jogando xadrez num parque. Parece meio bobo, mas a narrativa é tão bem-conduzida que acaba convencendo. Além disso, o velhinho é o primeiro ser humano da Pixar que tem um rosto expressivo e se movimenta de forma natural.

Em termos de detalhes gráficos, o resultado impressiona. A textura das folhas e tecidos, por exemplo, saltam aos olhos. Entretanto, a grande revolução do desenho está na personagem principal. Na pele de Geri podemos ver rugas e veias, na cabeça temos cabelos e sobrancelhas, nas mãos aparecem dedos finos e ossudos. Tanto apuro técnico acabou faturando o Oscar de Melhor Curta Animado em 1998: