Dicas de Cultura Inútil

Se você tenta ler Nietzsche ou Joyce e não consegue, tenta assistir Godard ou Bergman e dorme no meio, não diferencia Monet de Manet e nem sabe quem foi Emmanuel Kant, PARABÉNS! Você está no blog certo!

04 maio, 2008

Curtas da Pixar 7: For the Birds

Escrita e dirigida por Ralph Eggleston, essa simpática animação foi lançada em 2000. Sendo que, em alguns países, foi exibida nos cinemas antes de Monstros S.A. (Monsters Inc., 2001). Basicamente, o desafio técnico enfrentado em sua realização foi animar as penas dos pássaros que aparecem na história. O resultado final é meio caricato, porque as aves acabam parecendo marionetes feitas por Jim Henson (criador dos Muppets).

Apesar de ter ganho o prêmio de Melhor Curta Animado (assim como seu antecessor, Geri's Game), For the Birds peca porque a moral da história não é nem um pouco sutil. Ou seja, sua mensagem politicamente correta de tolerância para com as minorias é muito óbvia e irritante, como nos desenhos mais "educativos" da Disney. Pior ainda é constatar que a maior parte dos espectadores aprecia o destino dos passarinhos, punidos porque tentaram se livrar do pássaro grande e bobo.

É a vitória dos chatos, malas e nerds, que se metem onde não são chamados e acabam prejudicando todos. Vejam por si mesmos: